QUE EURÍPEDES BARSANULFO NASCEU EM 1.º DE MAIO DE 1880, EM SACRAMENTO – MINAS GERAIS.
      QUE FOI CHAMADO “O APÓSTOLO DE SACRAMENTO”, “O APÓSTOLO DO TRIÂNGULO MINEIRO” (PORQUE SACRAMENTO FICA NO TRIÂNGULO FORMADO PELAS CIDADES DE ARAXÁ, UBERABA E UBERLÂNDIA) E “O APÓSTOLO DA CARIDADE”, DESENCARNOU EM 1.º DE NOVEMBRO DE 1918, AOS 38 ANOS, VÍTIMA DE UMA EPIDEMIA DE GRIPE ESPANHOLA.
      O NOME DOS SEUS PAIS ERA HERMÓGENES ERNESTO DE ARAÚJO (MOJICO) E JERÔNIMA PEREIRA DE ALMEIDA (DONA MECA).

O HOMEM NO MUNDO:
      ESTUDOU NO COLÉGIO MIRANDA, EM SACRAMENTO. MUITO ESTUDIOSO, ENSINAVA AOS PRÓPRIOS COMPANHEIROS DE SALA DE AULA.
PARTICIPOU DA FUNDAÇÃO DO JORNAL “GAZETA DE SACRAMENTO” E DO COLÉGIO “LICEU SACRAMENTANO”.
      TRABALHOU NO COMÉRCIO COMO GUARDA-LIVROS (ESPÉCIE DE CONTADOR).
      TINHA CONHECIMENTOS SÓLIDOS DE MEDICINA, DIREITO, ASTRONOMIA, FILOSOFIA, MATEMÁTICA ETC.
      FOI VEREADOR DE SACRAMENTO, QUANDO FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PARA QUE A CIDADE TIVESSE LUZ, ÁGUA ENCANADA, BONDES ELÉTRICOS, CEMITÉRIO PÚBLICO. DEPOIS DISSO, AFASTOU-SE ESPONTANEAMENTE DA VIDA POLÍTICA.
      NESSA ÉPOCA, ERA FERVOROSO CATÓLICO, PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA DE SÃO VICENTE DE PAULO.
      TOMOU CONHECIMENTO DO ESPIRITISMO AO TER A SUA ATENÇÃO CHAMADA PARA ESPANTOSAS CURAS QUE SE REALIZAVAM NA REGIÃO, OCASIÃO EM QUE SE DIRIGIU À CIDADE VIZINHA DE SANTA MARIA, ONDE TINHA PARENTES ESPÍRITAS, COM O PROPÓSITO DE INVESTIGAR OS FATOS.
      RECEBEU DE SEU TIO AS OBRAS ESPÍRITAS QUE O MARAVILHARAM E, APÓS LER O LIVRO “DEPOIS DA MORTE”, DE LÉON DENIS, CONVERTEU-SE, EM 1905, AO ESPIRITISMO.

O HOMEM ESPÍRITA:
      FUNDOU, AINDA EM 1905, O “GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA E CARIDADE”, DO QUAL FOI PRESIDENTE POR 12 ANOS E 7 MESES, ATÉ O SEU DESENCARNE.
      EM 2 DE ABRIL DE 1907, COMO DEPENDÊNCIA DESSE GRUPO ESPÍRITA, FUNDOU O “COLÉGIO ALLAN KARDEC”, O PRIMEIRO COM ORIENTAÇÃO ESPÍRITA NO BRASIL, CHEGANDO A TER 200 ALUNOS.
      NO COLÉGIO ALLAN KARDEC AUXILIOU VÁRIOS ÓRFÃOS E POBRES, DANDO-LHES GRATUITAMENTE INSTRUÇÃO MORAL E INTELECTUAL.
ERA DOTADO DE DIVERSAS FACULDADES MEDIÚNICAS DESENVOLVIDAS, SENDO MÉDIUM CURADOR, RECEITISTA, AUDITIVO, VIDENTE, INTUITIVO, FALANTE E PSICÓGRAFO, ALÉM DE DESDOBRAR-SE COM MUITA FACILIDADE.
      MANTEVE DURANTE 15 ANOS UMA FARMÁCIA PARA ALIVIAR AS DORES DOS SEMELHANTES, QUE, SENDO POBRES, NÃO PAGAVAM O AVIAMENTO DA RECEITA.
      COMO MÉDIUM DO ESPÍRITO BEZERRA DE MENEZES, CUROU, ATRAVÉS DE EURÍPEDES BARSANULFO, EM 1917, O CORONEL AZARIAS ARANTES, QUE ESTAVA ACOMETIDO DE GRAVE ENFERMIDADE.
      POR ESTA CURA, FOI PROCESSADO POR EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA, PROCESSO QUE ACABOU POR SER ARQUIVADO, PORQUE NENHUM JUIZ QUIS JULGÁ-LO. O POVO DE SACRAMENTO COMEMOROU ENTUSIASMADO ESTE ARQUIVAMENTO EM 9 DE MAIO DE 1918.