»» 50 anos da CEEB  

      Criada há 50 anos, nossa casa tem como objetivo forjar "campeões". Não os que se oferecem a mídia, não os que exortam a exibições. Mas os campeões na disputa pela fraternidade, pelo amor ao próximo, na conquista da mudança íntima, no derrotar o "homem velho".

      A casa foi primeiramente fundada por João Carlos, o nosso João, porque partiu dele a idéia de organizar uma Casa Espírita em Jacarepaguá e a idéia de procurar, junto ao abençoado médium Chico Xavier, a orientação quanto ao objetivo. Nossa amizade vem desde os primeiros anos da juventude, onde passávamos alegres e descompromissadas horas na Praça Seca, sem imaginar que, um dia, estaríamos unidos pelos laços do ideal espírita. João destacava-se pela maneira clara e inteligente que conduzia suas palestras, sempre preocupado com o zelo doutrinário. Com ele, aprendemos valiosas lições de vida. O desapego aos valores materiais era um traço marcante em sua personalidade. O auxilio aos amigos, sempre buscando o anonimato, outro aspecto em destaque. A construção do andar superior da casa, deu-se por iniciativa dele, que antigamente era assim.

      Arcando praticamente com todo o custo da obra, João deixou-nos cedo. Partiu, mais sua presença continua forte em nossa memória. E nestes 50 anos de fundação da abençoada Casa que nos acolhe, que ele possa estar conosco, com o mesmo entusiasmo e brilho dos momentos que estivemos juntos.... ( Gilberto Bordallo )

      Citamos algumas razões desta conquista: nossas tarefas, nossos estudos, nosso esforço em seguir os ensinamentos de Eurípides: estudar, alimentar o espírito. Evangelizar e evangelizar-se. Ele tentava "pacificar as almas aflitas" de seus educandos através do trabalho ativo e da exemplificação, dos ensinamentos doutrinários, mostrando que a escola e lar devem caminhar lado a lado e nossa Casa é a escola que nos ensina, é o LAR que nos aconchega. Amigos, irmãos trabalhando juntos pelo mesmo ideal: socorrer, orientar, doar-se.



Você pode adquirir o DVD com a História dos 40 anos da Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo. Basta buscar o título em nossa página - Acervo CEEB - Lançamentos, clicando aqui.